História

 

 

 

 
"The Rain" era o nome da banda de Liam com outros três companheiros (Paul McGuigan, Paul Arthurs e Tony McCaroll). Tudo começou em um show, que o irmão de Liam Gallagher, Noel compareceu para curtir a performance da banda. Ao final da apresentação, Liam perguntou à Noel o que ele tinha achado...."a banda á boa, mas as músicas são uma merda" - "então faça melhor...", e assim, estava formado o grupo, que em breve se tornaria sucesso na Inglaterra e no mundo. Não se sabe ao certo o porque do nome Oasis. Liam já soltou vários possíveis motivos, entre eles:
  • Um pôster em seu quarto que continha o nome OASIS
  • Um clube que tinha OASIS no nome - The Swindon Oasis
Um dia, Alan McGee, chefe da gravadora Creation Records, viu casualmente uma apresentação da banda num bar. McGee ofereceu um contrato a eles assim que desceram do palco. Então, o Oasis gravou seu primeiro disco, DEFINITELY MAYBE (1994), e começou a fazer sucesso. Este foi o álbum de vendagem mais rápida na Inglaterra. 

Um ano depois, em 1995, Tony saiu da banda, abrindo espaço para Alan White. O Oasis estava prestes a lançar o seu segundo trabalho: (WHAT'S THE STORY) MORNING GLORY?, CD que ia ser grande sucesso da banda, que acabou vendendo mais de 20 milhões de cópias no mundo inteiro. Ao lançar o primeiro single do novo álbum, Some Might Say, o Oasis alcançou pela primeira vez, o topo da parada de singles inglesa. Para comemorar, foi realizada uma grande festa, onde surgiu uma das maiores brigas do Rock 'n Roll. Damon Albarn, vocalista do Blur (hoje em dia trabalha também da banda Gorilaz), esteve presente, e em uma tentativa de agradar os irmãos Gallagher, foi dar os parabéns pelo grande feito. Pra quê?... Os dois totalmente bêbados começaram a zombar de Damon na frente de todos. Mas isso não ia ficar barato... aliás, não ficou... o Blur adiantou o single da música Country Horse, e tirou o Oasis do topo.

Certa vez, Noel, bêbado, disse a um repórter que gostaria que Damon Albarn (vocalista) e Alex James pegassem AIDS e morressem. Um tempo depois, Noel, já sóbrio, se desculpou pelo que disse.
"Sempre me perguntam sobre o Oasis. Os repórteres querem que eu fale mal deles, mas eu não vou falar. Desejo sorte para eles", disse Alex. Mas Liam insiste na briga: "Damon, o baixista e todos os outros podem vir que eu dou porrada em todos, eles vão cair feito dominós".

Logo depois, em 1997, a banda lançou mais um disco de grande sucesso, o BE HERE NOW. Este vendeu bastante, cerca de 1 milhão de cópias em apenas três dias após o lançamento.
Em 1998, a banda decidiu lançar um álbum de b-sides. Este recebeu o nome de The Masterplan, que contém 14 faixas. Logo depois, em 2000, o Oasis lançou um novo álbum de inéditas, o Standing on the Shoulders of Giants. Apesar de muito bom, no ponto de vista da maioria dos fãs da banda, a imprensa o criticou bastante. Vale lembrar que este foi produzido apenas por Liam, Noel e Alan. Apesar disso, Gem Archer e Andy Bell participaram da turnê deste álbum, como guitarrista e baixista respectivamente.
 

Em 2002, a banda lançou o CD Heathen Chemistry, com 11 músicas inéditas. Este inclui grandes sucessos da banda: The Hindu Times, Stop Crying Your Heart Out e Songbird. Foi criticado e idolatrado pela imprensa, embora tenha sido bem recebido pelos fãs.
Em seu mais recente trabalho, o Don't Believe the Truth, lançado em 2005, segundo a imprensa, a banda voltou à seua "velha forma", fazendo um rock com belos refrões, riffs colantes e musicas inesquecíveis
Em 2009 lançou Dig Out Your Soul, talvez o disco mais psicodélico, experimental e pirado do Oasis. Talvez fazendo um som mais inteligente, e duradouro mostrando que os Galllaghers caíram para uma nova empreitada.